ProAC e PIE – ICMS de volta em 2022

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

O incentivo fiscal é um instrumento usado pelo governo no qual, o poder público abre mão de uma parte dos recursos que receberia, para incentivar a execução de iniciativas sociais, culturais, educacionais, de saúde e esportivas, em benefício de várias pessoas.

O investidor, por sua vez, em troca do aporte de recursos, obtem contrapartidas dos apoiados – como exposição da marca em materiais de divulgação, cotas de ingressos para espetáculos, inscrições para eventos, selos públicos, placas de reconhecimento, entre outras possibilidades. Além disso, há o ganho de imagem, por meio da associação da empresa a projetos positivos e transformadores executados no País.

De acordo com a legislação vigente no nosso país, os mecanismos de incentivos fiscais podem atingir alguns tributos nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

Se você tem uma empresa e quer aproveitar esses incentivos fiscais, além de contribuir com a promoção de cultura e do esporte, e melhorar a sua imagem pública, vale a pena aprender um pouco mais sobre seu funcionamento.

Neste artigo vamos explicar o que são o ProAC ICMS e o PIE, e falar um pouco sobre o seus retornos em 2022. Acompanhe:

Conheça o ProAC ICMS e o PIE

O ProAC (SP) – Programa de Ação Cultural (Lei Estadual n° 12.268/06) e a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (Lei Estadual n° 13.918/09, Decreto n° 55.636), oferecem às empresas contribuintes do ICMS a oportunidade de patrocinarem a produção cultural e esportiva do estado de São Paulo, apoiando financeiramente projetos aprovados nos programas. A empresa que participa dos programas poderá aproveitar o benefício fiscal e destinar até 6% do seu ICMS para projetos de sua escolha, podendo ser direcionado 3% para a Cultura e 3% para o Esporte.

Qualquer empresa pode ser patrocinadora, desde que seja contribuinte deste imposto e esteja em dia com suas obrigações fiscais.

Os artistas, grupos, produtores e organizações sem fins lucrativos devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância e adequação da proposta orçamentária, para ter acesso aos recursos disponíveis. Com o projeto aprovado, o proponente recebe autorização para captar patrocínio junto a empresas contribuintes do ICMS sediadas no estado de São Paulo.

A fim de garantir uma ampla distribuição dos recursos disponíveis, as legislações estabelecem limites máximos de captação para cada tipo de projeto, além de limitar também a quantidade de projetos por um mesmo proponente.

Veja como será o retorno do ProAC ICMS e do PIE em 2022

Em 2021, o ProAC ICMS e o PIE foram suspensos como forma de redução de despesas do governo de São Paulo. Felizmente, os programas foram reabertos e estão recebendo novas propostas de projetos de artistas , produtores culturais, produtores esportivos e organizações sem fins lucrativos candidatos aos programas em 2022. Isso significa que haverá mais projetos sendo implementados, mais oportunidades de patrocinar e de obter esse benefício.

Conte com a Think Projetos para auxiliar a sua empresa

Para que a sua empresa aproveite melhor o ProAC ICMS e o PIE, é importante entender como funcionam os detalhes dessas leis e como avaliar diferentes projetos. Para isso, o melhor é contar com ajuda especializada na área.

Se você está procurando esse tipo de ajuda, a Think Projetos está aqui para te auxiliar. Temos ampla experiência no mercado com consultoria de projetos e leis de incentivo para te ajudar a promover eventos culturais e esportivos com custo zero para seu negócio.

Entre em contato com a Think Projetos agora mesmo e conheça mais sobre nossa consultoria.

Veja mais projetos