Leis de Incentivo: Maiores desafios

Compartilhe nas redes sociais

As Leis de Incentivo têm transformado a vida de muitas pessoas, em todo o país. Porém, devido à burocratização, ou até mesmo à dificuldade para encontrar patrocinadores ou projetos, algumas dificuldades vêm sendo enfrentadas pelas instituições.

Foi pensando nessa temática, que a Think Projetos desenvolveu este conteúdo para que possamos, juntos, refletir sobre o assunto. Acompanhe.

Os maiores desafios para instituições acerca das Leis de Incentivo

Existem alguns desafios que podem ser vividos tanto pelos incentivadores (empresas) quanto pelos proponentes que desenvolvem os mais diversos tipos de projetos sociais.

A seguir, descrevemos, com mais detalhes, para que você compreenda esse lado da moeda acerca das Leis de Incentivo à Cultura, ao Esporte e Fundos Sociais:

1. Burocratização dos processos

Infelizmente, a burocratização dos processos pode ser um tanto quanto complicada para alguns incentivadores e mesmo para alguns proponentes.

São tantas etapas a serem cumpridas, que o processo, em si, pode se tornar um pouco confuso.

Porém, é importante destacarmos que essas etapas foram desenvolvidas com o propósito de garantir que os projetos e os patrocinadores possam ter acesso aos trâmites de forma segura, evitando contratempos ou até mesmo situações equivocadas durante a captação e o fornecimento de recursos.

Inclusive, a equipe da Think Projetos elaborou um breve passo a passo de como captar recursos para o seu projeto. Veja o post do Instagram.

2. Desconhecimento da totalidade das leis

Não existe apenas uma Lei de Incentivo que pode ser selecionada pela empresa, ou que pode ser utilizada para a captação de recursos.

Isso quer dizer que existem muitas formas de usufruir dessa ferramenta, visando fornecer mais incentivos à cultura e ao esporte.

Porém, uma grande queixa dos patrocinadores é justamente não ter o conhecimento adequado com relação às Leis que elas podem usufruir.

Isso impede que o incentivo ocorra da forma como gostariam, ou seja, de um modo mais “pleno”. 

3. Falta de clareza sobre os processos

Como mencionamos anteriormente, muitas pessoas comentam sobre a burocratização do acesso aos recursos ou do caminho para ser um incentivador. 

Essa burocratização, muitas vezes, causa uma certa falta de clareza sobre cada etapa ou cada processo envolvido com as Leis de Incentivo.

É por conta disso, inclusive, que contar com a ajuda de uma consultoria pode ser algo extremamente relevante nesse momento. Assim, é possível usufruir da totalidade das leis e vivenciar as etapas para conclusão com mais segurança, objetividade e clareza.

4. Dificuldade para encontrar projetos

Outro ponto que vale ser mencionado, quando pensamos nos desafios relacionados às Leis de Incentivo, diz respeito à dificuldade das empresas patrocinadoras em encontrar projetos alinhados com as mesmas e que estejam de acordo com todas as regras das Leis.

Isso impede que muitas empresas, que desejam patrocinar projetos, sigam em frente com essa idealização, vendo-se diante da necessidade de abrir mão da possibilidade de incentivar projetos incríveis e que, mais adiante, promoveriam mudanças significativas para a sociedade.

A boa notícia, pensando sob essa perspectiva, é que a Think Projetos desenvolveu a plataforma Incentivo Certo! Essa plataforma é uma verdadeira “ponte” entre patrocinadores e projetos culturais, esportivos e sociais.

Você pode realizar a busca de projetos alinhados com o perfil de investimento da sua empresa de forma gratuita. Basta fazer o seu cadastro acessando este link

5. Demora para liberação dos recursos

Alguns proponentes de projetos relatam que, devido à parte burocrática, a liberação dos recursos pode ser mais demorada do que o esperado.

Essa demora, muitas vezes, trata-se apenas de etapas burocráticas, que podem atrapalhar o desenvolvimento de projetos que necessitam de um certo tipo de agilidade.

Além disso, quando o proponente não possui conhecimento necessário sobre todos os trâmites para ter acesso às Leis de Incentivo, pode-se acarretar em um processo mais moroso, uma vez que existe a necessidade de ter que conhecer etapa por etapa, antes mesmo de iniciar a captação.

A Think Projetos pode ajudá-lo!

Se você chegou até aqui, pode ser que esteja refletindo sobre o quanto, em algumas circunstâncias, as Leis de Incentivo podem ser desafiadoras.

No entanto, contar com a ajuda de quem é especializado no assunto pode ser a decisão mais acertada, uma vez que, assim, você poderá poupar tempo ao ter especialistas ao seu lado, desde o momento da captação de recursos, ou escolha do projeto para incentivar, até o fim de todo o processo.

Com a Think Projetos você pode ir mais longe! Acesse o nosso site e saiba mais sobre como a nossa equipe pode ajudá-lo nessa jornada de democratização da Cultura, Esporte e Responsabilidade Social!

Veja mais projetos