Economia Criativa: Transformando Ideias em Projetos Culturais com Incentivos Fiscais

Compartilhe nas redes sociais

Quer entender como funciona o patrocínio de projetos culturais com Incentivos Fiscais? 

No artigo de hoje da Think Projetos, elaboramos um passo a passo que pode te ajudar a se tornar um patrocinador de projetos culturais que fazem toda a diferença na sociedade, ou mesmo desenvolver o seu próprio projeto.

Essa é a sua chance de impactar a vida de milhares de pessoas de diferentes idades. Acompanhe e tire as suas dúvidas!

Entenda como um projeto cultural pode impactar a vida das pessoas

Antes de nos aprofundarmos em como funciona o patrocínio de projetos culturais com Incentivos Fiscais, gostaríamos de destacar o quanto um projeto é capaz de impactar positivamente a vida das pessoas.

Muita gente não sabe, mas patrocinar um projeto via Leis de Incentivo é levar conhecimento e novas oportunidades para muitas pessoas.

Um exemplo disso é o Projeto A Arte de Inovar, da LOA Produções, parceiro aqui da Think Projetos. Esse projeto em específico tem como objetivo engajar e preparar jovens talentos para serem protagonistas no desenvolvimento de soluções, projetos e novos modelos de negócios mais sustentáveis.

O projeto atende diversas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas, levando sustentabilidade, educação, saúde e muito mais para diversos jovens do país. 

Ao todo, mais de 7.500 estudantes, professores e coordenadores foram impactados até então. Além disso, 25 cidades receberam o projeto, em 4 estados brasileiros, com mais de 50 maratonas de inovação e 50 apresentações teatrais.

Outra informação que nos mostra a importância desses projetos é que A Arte de Inovar gera mais de 25 trabalhos diretos, para gestores, coordenadores, produtores, atores, técnicos, mentores, facilitadores, organização, staff, entre outros. Além de movimentar o ecossistema de inovação com mentores, avaliadores e voluntários.

Já a LOA Produções, idealizadora desse projeto, possui um histórico de quase 15 anos de produções, impactando um público de mais de 100 mil pessoas!

Todos esses dados destacam a importância do incentivo de projetos via Leis de Incentivo.

Como funciona o patrocínio de projetos culturais com Incentivos Fiscais?

Sem dúvidas, um projeto cultural é capaz de mudar a vida de muitas pessoas, tanto direta quanto indiretamente.

Se você gostaria de investir em um projeto cultural, deduzindo impostos da sua empresa, saiba que isso é mais simples do que parece.

A seguir, descrevemos como funciona o patrocínio de projetos culturais via Lei Federal de Incentivo à Cultura:

1. Selecione o projeto que você deseja patrocinar

Antes de qualquer coisa, é importante selecionar o projeto que você deseja patrocinar via Leis de Incentivo. 

Para encontrar o projeto ideal, você pode utilizar a nossa plataforma Incentivo Certo, na qual você encontra diversos projetos diferentes, com propostas que podem estar alinhadas aos valores da sua empresa.

2. Efetue o depósito na conta do projeto

Feita a escolha do projeto, você deverá efetuar o depósito do valor destinado ao patrocínio na conta bancária específica do projeto em questão.

É importante que você deposite em uma conta exclusiva e que tenha sido registrada junto ao Ministério da Cultura.

Lembrando também que o valor do depósito deve estar em conformidade com a lei e deve haver a comprovação mediante documentação bancária.

3. Abata o valor da doação na DARF de Imposto de Renda

O terceiro passo é abater o valor doado diretamente na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda (DARF). 

A sua empresa pode deduzir até 4% do imposto devido, utilizando o valor destinado ao patrocínio para reduzir a carga tributária de forma legal e eficiente.

4. Solicite o recibo de mecenato

Após a confirmação do pagamento, sua empresa deverá solicitar o recibo de mecenato para que seja possível comprovar, de fato, o incentivo fiscal.

Trata-se de um recibo oficial que comprova a realização do patrocínio, sendo emitido pelo gestor do projeto, sempre com base nas diretrizes do Ministério da Cultura.

5. Declare no IR e abata o valor doado via Lei de Incentivo à Cultura

Passada todas essas etapas de como funciona o patrocínio de projetos culturais com Incentivos Fiscais, chega o momento de abater o valor doado via Lei de Incentivo.

No momento em que você preparar a Declaração do Imposto de Renda, inclua informações referentes ao patrocínio cultural que foi feito.

Preencha os campos específicos na declaração, colocando valores, recibo e projeto.

6. Guarde o recibo de patrocínio/doação por 6 anos

Por fim, é importante que a sua empresa guarde o recibo da doação por, pelo menos, 6 anos, caso seja solicitado para alguma comprovação específica.

Viu só como funciona o patrocínio de projetos culturais com Incentivos Fiscais e como é simples se tornar um patrocinador? No próximo tópico, vamos te explicar como é possível desenvolver um projeto cultural com Incentivos Fiscais!

Como desenvolver meu próprio projeto cultural com Incentivos Fiscais?

Além de compreender como funciona o patrocínio de projetos culturais com Incentivos Fiscais, entendendo como as empresas podem ser patrocinadoras de projetos incríveis, vale também compreender como você mesmo pode desenvolver um projeto cultural. Isso mesmo! Veja o passo a passo a seguir:

1. Desenvolva a ideia do projeto

Defina claramente os objetivos, público-alvo, atividades e resultados esperados do projeto cultural. Detalhe como o projeto contribuirá para o desenvolvimento cultural e social, isso é muito importante.

2. Elabore o plano de trabalho

Descreva as atividades que serão realizadas, os métodos, os recursos necessários e o cronograma de execução. 

O plano deve ser detalhado e baseado em aspectos realistas, o que ajuda a demonstrar a viabilidade do projeto.

3. Defina o orçamento

Apresente o orçamento detalhado do seu projeto, considerando todos os custos envolvidos com pessoal, materiais, serviços, divulgação e o que mais for necessário.

4. Prepare a documentação necessária

Você deverá separar todos os documentos exigidos, como plano de trabalho, orçamento detalhado, cronograma, currículo dos responsáveis e comprovações de experiência prévia.

5. Inscreva o projeto no Sistema de Incentivo

Acesse o sistema online do Ministério da Cultura e cadastre seu projeto, preenchendo todos os campos exigidos e anexando a documentação.

6. Aguarde análise e aprovação

Aguarde a análise do projeto, que passará por uma análise técnica e de mérito. Essa análise irá verificar se o seu projeto poderá ir adiante.

7. Divulgue o projeto e formalize um patrocínio

Assim que for aprovado, você poderá promover o seu projeto, estabelecer contratos e acordo com os patrocinadores, e assim levar mais cultura e desenvolvimento para as pessoas!
Ficou alguma dúvida de como funciona o patrocínio de projetos culturais com Incentivos Fiscais? Entre em contato com a nossa equipe para que possamos te ajudar!

Veja mais projetos